sexta-feira, 13 de agosto de 2010



Estamos no Ramadan,os dias em que devemos ser mais bons que o normal,a epoca em que devemos seriamente fazer o bem e pensar mais no proximo,na fome de quem nao tem oque comer,na falta de amor ao proximo e muito mais que rezar por quem necessita,fazer,erguer as mangas e agir para fazer coisas boas,sem limites.
Meu marido e eu estamos muito chocados e sensibilizados com a tragedia das enchentes no Paquistao,sabemos que o ano todo as enchentes tiram vidas,muito disso acontece frequentemente no Brasil e no Japao inclusive mas especificamente agora,oque esta me tirando o sono sao essas imagens.
Como todo ano ,na mesquita de nossa cidade os muculmanos da regiao celebram a quebra do jejum juntos com muita comida e alegria de estarem seguindo um dos mandamentos mais nobre dentro do islam,mas devido a tristeza de ver criancas sofrendo tanto,meu marido resolveu que nao vai se fartar de comer nesses dias como faz sempre,pois alem das doacoes maiores que ele faz todo ano nessa epoca ,nao se sente confortavel,e assim falou na mesquita para a pessoa que estava responsavel pela arrecadacao do dinheiro dos gastos desse mes em nao fazer banquetes enormes e sim enviar esse dinheiro a doacao para algum orgao confiavel no Paquistao,ou se nao chegassem a um consenso mesmo nada,que cada um reze e quebre o jejum na mesquita comendo tamaras e depois vao para casa ceiar com a familia e so,mas oque ele ouviu foram idiotices como"quer doar doe sua parte,mas vamos fazer nossa festa aqui como sempre fizemos,ou,o nosso dinheiro nao vai para as maos certas,ou, oque nossa pobre doacao pode ajudar la,sao milhares e precisam e que a chuva pare,"enfim,alguns foram embora com meu marido,alguns um somente posso dizer,o marido da minha amiga Soniya que eh tao bondoso como ela,outros todos continuaram la,pensando,outros nem ligaram,outros riram,sei la,talvez ele estava equivocado,pois o festejo da ceia de cada dia do Ramadan eh uma forma de agraciar a Deus,mas os sentimentos afloram ao ver tanto sofrimento,que Deus ilumine a todos.

7 comentários:

Mariachiquinha disse...

Pois é, solidariedade deve estar mais presente nas vidas das pessoas, nao importa se é ou nao muclmano.
gesto nobre do seu marido. tambem ja contibui com o paquistao.

Beta Matsuoka disse...

Nossa, Mel, me emocionei muito com as fotos do link que você postou. Olhar as expressões de medo, terror, desespero, das pessoas e não pode fazer nada por elas. Além disso, o fotógrafo que as capturou merece um prêmio, pois é preciso muita sensibilidade para tirar fotos tão chocantes assim.
Muito nobre o gesto de seu marido, meus parabéns! Tenham certeza que isso não fará bem só para o psicológico de vocês, mas, principalmente, ajudará milhares de necessitados. É muito fácil nos isolarmos em nossos mundinhos confortáveis e ignorar as coisas ruins que acontecem em um certo país. E isso não tem nada a ver com religião, bondade é universal. Sou atéia e faria o mesmo se pudesse, sem dúvidas. Ajudei com todo o coração com doações nas enchentes de Santa Catarina, há uns anos atrás. E faria tudo novamente!

Tudo de bom na sua vida, Mel! Você é uma pessoa iluminada! Ler seu blog é uma inspiração! ^^

Carol disse...

pois eh... eu concordo contigo, acho nobre! e o espirito correto do ramadan!

Andreia Inoue disse...

ola mel,
eu entendo o que vc e seu marido sentem.
Em alguns lugares do nordeste do brasil,tambem aconteceu umas chuvas poderosas e muitas pessoas ficaram sem suas casas,tendo que morar em abrigos improvisados e sem o minimo necessario para a sobrevivencia.
Claro que eh dificil pensar em festejar nesses momentos,o certo seria mesmo pegar o maximo de arrecadacao e mandar.Afinal qualquer valor a mais eh bem vindo ne?infelizmente nem todo o mundo tem o espirito da solidariedade.
um beijaooo.

kurati disse...

Um gesto devewras nobre,mas Deus sabe o quanto esses religiosos valorizam as tradições,por isso acho que seria difícil mesmo mudar a cabeça do povo que tanto aguarda por essa fartura anual.Acho que o certo mesmo seria conscientizar a todos ,para que deixem de fazer compras supérfluas por um tempo ,e colaborassem mais com as associações que revertem ajuda aos desabrigados de lá.

Denise Bomfim disse...

Ramadan Kareem! Seu coração é iluminado, portanto, seja quem for que estiver ao teu lado, também sentirá a mesma LUZ.
Muitas bênçãos para vc e sua família!
Subhana Allah!

970205 disse...

Muitos deveriam ajudar pensar mais no proximo.meu marido mandou dinheiro para os pais ajudarem as pessoas necessitadas .Muito bonito o gesto do seu marido.Que Allah sempre abencoe vcs.