quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Ontem quando cheguei no trabalho vi uma ambulancia e um carro de bombeiro parados na fremte da casa que fica grudadinha no escritorio,fui la ver oque era e vi os enfermeiros tentando reanimar o velhinho que mora la na maca,ai que dozinha pq a mulher dele ficava chamando ele e ele nao tinha reacao nenhuma,fiquei tonta e assustada,nao é sempre que se ve uma coisa dessas,todos os vizinhos estavam por la,andando pra la e pra,alguns sorriam,nao vi ninguem chorar,japones entende a morte muito diferente de nós,a ambulancia foi e hoje qdo cheguei ja vi as placas indicando a casa onde estava sendo o velorio.Aqui no Japao as pessoas nao fazem escandalos,é tudo muito organizado,tem as pessoas certas pra fazer cada coisa nos tres dias que seguem desde a morte da pessoa,geralmente as obrigacoes sao dos vizinhos,eles ja sbem oque cada um tem que fazer,a familia fica só velando o corpo e dai comecam varias cerimonias,uma certa comilanca,parentada de todo lado e os vizinhos que trabalham pra tudo correr certo,sei historias ate engracadas de minha amiga Sonia que logo que se mudou para sua casa nova e assim teve entao que ter todas as responsabilidades do bairro morreu um vizinho dela,tadinha ela conta que nao sabia fazer nada ,dai como ela tava encarregada de muitas coisas as pessoas vinham se lamentar comentando do morto pra ela e ela nao sabia responder pois nunca tnha visto o tadinho,muitas gafes viu gente mas nao entrarei em detalhes.Todos tem que dar uma certa quantia em dinheiro,dependendo do grau de amizade ou parentesco tem valor certo,é um bom dinheiro que se usa para todos os gastos com velorio,cerimonias,presentinhos pra todos que contribuem,a cremacao,enfim,dizem que sempre sobra uma boa grana e dai eles compram mais coisas pra mandar pra todos de novo.Eu nao sei se devo fazer alguma coisa pois eu sou a vizinha mais perto e de quebra a primeira vizinha é a que mais tem obrigacoes mas la nao é minha casa,é trabalho dai ninguem veio me falar nada,amanha vou perguntar pra alguem pq tradicao é tradicao e aqui se vc nao segue as regras fica com uma imagem muito ruim e isso eu quero longe de mim.Que DEUS abencoe a todos!

3 comentários:

Mariachiquinha disse...

Que estranho a mamneira como eles velam os mortos.

Aliás, como ver a morte também é uma questão cultural. Eu já tive verdadeiro pavor só em pensar quem um dia eu vou morrer. E nem era pela morte em si, era como seria a minha reação quando eu dscobrisse que estava morta. Doideira.
Com o tempo fui aceitando o fato, hoje já consigo entender que é algo natural, e se Deus me deu essa vida que eu gosto tanto, com certeza vou gostar da outra também.

Minha mãe conta que antigamente, serviam até salgadinhos com refrigerante nos velórios que eram realizados nas casas das pessoas.

Dizem que no Rio, os velórios são feitos até as 10:00pm, depois fecham tudo, deixam o corpo lá sozinho e todos vão para suas casa, só continuam o velório no dia seguinte. Tudo por medida de segurança.

Mel disse...

Mas eu acho correto servir coisas para o poo comer e beber,aqui pelo menos sao tres dias,aspessoas vem de manha cedo,tem oracoes,conversas,só pq é morte nao pode-se comer?Nao ta certo,por isso os vizinhos sao encarregados de tudo,pra familia que nao tem cabeca pra ess coisas ficarem em paz velando.Eu tbem ja tive minha epoca de loucura por medo de morrer,ficava angustiada pensando nisso.

Anônimo disse...

OLÁ MEL .. MTO LEGAL SEU BLOG .. MANDEI UM EMAIL NO GMAIL PRA VC
.. BYE!BYE!VIVIANE