domingo, 20 de março de 2011

O Japao que eu vivo



A tragedia que esta acontecendo no Japao pegou o mundo todo de surpresa,acredito que nem os mais brilhantes diretores de cinema pensaram em um filmar cenas tao horrorosas como as que vimos nos inumeros videos gravados na hora do tsunami.Eu vi poucos,poucos mesmo,fica o tempo todo passando na tv e eu olho um pouco e ja paro,na verdade nao me interessa mesmo,eh cruel demais.
Toda manha passa os recados das pessoas que nao conseguiram ate agora noticias de parentes,amigos,os depoimentos das pessoas dos abrigos,eu choro o tempo todo,tenho horas de revolta,fico pensando em pq essas coisas acontecem,pq Deus permite,logo me desprendo desses pensamentos e fico pensando em oque fazer para ajudar,enfim,eh horrivel nao ter solucao imediata para esses problemas,oque posso entender e fazer eh ajudar em que puder quem estiver perto de mim.
Hoje dando umas voltas no centro de Hamamatsu,vi que tinham cartazes de alguma festa dessas que sempre tem pela cidade,barraquinhas,desfile,apresentacoes,e logo descobri que o tal festival ,evento tinha se transformado em um evento em prol das vitimas do terremoto,haviam as barraquinhas montadas que seriam no caso para vender os comes e bebes,e essas nao estavam comercializando nada,estavam somente com as pessoas de varias entidades arrecadando dinheiro para doacao,o time do Jubilo Iwata estava la em peso,as pessoas se embolavam pra conseguir colocar sua doacao nas caixinhas que cada um segurava,Lala e Aninha foram varias vezes la colocar suas moedinhas,enfim,com certeza o prejuizo do cancelamento do festival foi grande mas ninguem se importou,toda hora passa na tv eventos que estao sendo cancelados,nao existe razao para fazer festa,comemorar nada,o casal imperial mandou uma carta se desculpando e entao recusando o convite para ir ao casamento dos herdeiros da coroa inglesa,nada de bondade ai,evidente,o pais todo esta em prol das vitimas do nordeste do pais,mais nada,a solidariedade que estou vendo no Japao hoje eh inacreditavel,mesmo vivendo aqui a mais de 20 anos nao imaginei que eles poderiam ser tao bondosos e guerreiros.Pra calar a boca de pessoas ignorantes que vivem dizendo que japones eh frio,egoista.
Em muito menos tempo que se espera o pais vai se levantar,nao tem tsunami que derrube a grandeza do poder dos samurais japoneses,eu tenho muito orgulho de morar aqui.
Estou aflita,como todos alias,com oque vai acontecer daqui pra frente,sabemos que a economia vai ficar mais dificil ainda,que tem riscos ainda com relacao as usinas,que podemos ser surpreendidos por terremotos a qualquer hora,tsunamis,as vezes maiores que esse,o Japao eh um pais de terremotos,fato,sempre soube disso,todos sabem,mas nada que me faca querer fugir pro Brasil como alguns fizeram.Eu nao estou na regiao que foi atingida,senti o terremoto,estou tao traumatizada que qualquer baruilho me assusta,as vezes vejo o lustre balancando e acho que eh a casa toda se mexendo,isso eh constante,a sensacao de que tudo balanca faz parte do meu dia a dia agora,parece que estou tonta o tempo todo.Mas nao estamos passando fome,nao existe perigo de radiacao por aqui,nem por lugar nenhum,agora pelo menos nao,nada em nenhum momento foi falado nesse sentido, pra nao consumir tal coisa,ou pra nao sair de casa,nada ,nada.somente mesmo naquele raio de 30kms imposto pelo governo.
Estou besta,de queixo caido de ver as reportagens que passam no Brasil,aqueles brasileiros acampando no aeroporto,a mulher pedindo o aviao pra Dilma vir nos resgatar,os gatos pingados na frente do consulado pedindo ajuda como se estivessem no meio da guerra bombardeados,eh inacreditavel,nao me conformo da Ana Maria ter ouvido uma brasileira la da regiao afetada dizer que ia ficar ainda aqui,que aqui era a sua vida,e ela inconformada disse entre linhas,que nao adiantava nos querermos ficar aqui pq ganhamos mais dinheiro,se nao tinhamos oque comprar com ele??Como assim?Eh evidente que na regiao nordeste esta tendo faltas de tudo,o tsunami destruiu,mas eh por isso que entao no resto do pais alguns itens estao em falta,mas nao total,arroz,agua e papel higienico estao controlados apenas,santa ignorancia.
Eh evidente que a Dilma nao vai mandar porra de aviao nenhum,nao tem motivo  pra isso agora,nao que eu tenha certeza que esta tudo ok,nao eh isso,o risco da usina dar pau de novo e espalhar radiacao pelo pais eh pequeno,o governo fala o tempo todo que nao tem nada no ar que preocupe,e na pior das hipoteses mesmo assim nao chegaria a ponto de ter que retirar mais pessoas de suas casas do que retiraram ate agora.
Querem ir embora,estao traumatizados,ok,eh normal,nada demais nisso,eu tbem tenho vontade de ir pro Brasil,pra outro lugar,pq aqui o clima ta tenso mesmo,ta triste,mas ficar querendo viajar de graca e ainda falar mal do pais que tanto nos ajudou,ajuda,oque eh isso???Revoltante demais,eu tenho filhas,familia quase toda aqui,tenho medo,mas tenho senso,como posso fugir dealgo que nao esta acontecendo,que esta no Se.. da questao.
Se um dia acontecer mais uma tragedia sem precedentes como essa,e a situacao ficar desesperadora como a desses japoneses que estao nos abrigos hoje eu seria a primeira a pedir pro governo brasileiro intervir e ajudar,agora tenham certeza,mas nao vi falar que nehum daqueles brasileiros estao em abrigos e perderam tudo como os japoneses.Seria muito comico o Hercules tendo que vir ate aqui e voltar pro Brasil com dez brasileiros fazendo sinal de se fodam pra nos que ficamos,iam ter que pagar a viagem da manobra toda quando a Dilma visse que dos 250 mil brasileiros que vivem aqui,00000.1% somente foram.
Entao eh assim,que esteja claro a todos,o pais ta terrivel agora,nao sabemos oque vem por ai,talvez as coisas piorem,talvez percamos nossos empregos,talvez tenha mais terremotos,muito mais mortes,mas nao penso nisso,viveremos para ver,e qdo acontecer pensaremos oque fazer,agora eh hora de ajudar quem esta em situacao muito ruim,eu me sinto uma rainha se me comparar aos desabrigados,e teria uma vergonha imensa de minhas filhas se tivesse a atitude egoista e ignorante de certas pessoas.
E uma curiosidade,a grande maioria das pessoas que estao se matando pra ir pro Brasil,as que ja foram inclusive,(eu digo as pessoas que querem fugir da tal irradiacao e ainda ficam torcendo contra,nao as que foram tranquilas,sem pedir nada a ninguem,por opcao e torcendo pras coisas ficarem bem pra todos aqui),tiraram reentry e compraram passagem ida e volta,contraditorio ne???
Que Deus esteja conosco,eu tenho fe que dias melhores virao!!!

8 comentários:

Dani ;) disse...

É minha amiga..... os boatos acabam virando informação na terrinha!! E todo mundo acredita, né?
Tem um pouco de ignorância tmbm no meio disso tudo...
A gente q vive aqui sabe, e só a gente sabe!!!

Bju no core, linda!]]

Dani do
http://estacaobeauty4you.blogspot.com/

Andreza Gomes disse...

Oie Mel

realmente é mto triste mesmo, mas tem que ter fé de que dias melhores virao e que tudo vai se resolvendo aos poucos. O trauma e o caos ainda devem perdurar por um tempo, mas pouco a pouco...InshAllah...as coisas vao voltando ao normal.

bjiimm

kurati disse...

Nossa que postagem sensacional.Realmente dá ódio dessa brasileirada inútil,tapada e pidona.Mas se forem embora ,não vão fazer falta.O Japão não precisa de gente assim....Eu estou na minha,sem medo,que caia omundo.Só vou sair daqui se houver realmente perigo...

Jules disse...

É uma situação muito triste mesmo.

Mas como vc comentou, não é de hoje que o povo japonês é solidário. É incrível o senso de organização e bondade com o próximo.

Tenho certeza que o país vai retomar sua rotina, passo a passo e o povo, apesar das dificuldades, vai prosperar novamente.

E você está certa, temos que dar graças a Deus pelo que temos.

Espero que esteja tudo bem com você, o Kashif e as maninas.

Mil beijos!

Saudades!

Gigi disse...

OlaMel ,que bom que vc e os seus estao bem.Quanto ao post Sugoiiiii!!!!!concordo plenamente com voce sem tirar uma virgula.Qando eu cheguei aqui no Japao ,ouvia de alguns brasileiros essa lenda que os japoneses eram frios ,mas logo conhecendo a cultura ja comecei a entender que de frios eles nao tinham nada.E tive mais certeza ainda depois que vi o tratamento dos meus filhos na escola japonesa e nas cerimonias de formatura ,vc que tem duas filhas que estudam aqui sabe do que falo ne?E quanto a esses gatos pingados fazendo arruaça querendo ganhar passagem de graça e patetico!!! E concordo com vc que tambem temos vontade de ir embora ,mas nao dessa forma irresponssavel que muitos vao,simplismente fecham as portas e vao embora abondonando carro, casa, moveis e os compromissos e torcendo pra que quem fique aqui que se ferre.Sabado fiquei chocada ,um rapaz que morava na mesma rua que a minha que tinha comprado casa na mesma epoca ,abandonou tudo e foi embora na moita ninguem sabia ,e os parentes ficaram sem graça e nem querem falar sobre o assunto.

Beta Matsuoka disse...

Nossa, Mel, e depois vc fala que não consegue se expressar?! Como assim? Ótima postagem, parabéns!

Concordo com você! O tsunami foi horrível, sim, muita gente morreu e muita gente ainda está sofrendo. Mas tem gente que nem perto das cidades afetadas mora, e está num pânico sem noção. Estão fazendo muito alarde em cima disso tudo! Tô vendo um monte de desesperados voltando pro Brasil sem necessidade nenhuma! O perigo real para a comunidade brasileira é ficar sem emprego. E só, nada além disso. Não é outro terremoto, nem a radioatividade de Fukushima, nada. E, até onde sei, ninguém perdeu emprego nenhum até agora por causa do Tohoku Jishin. Aqui em Iwata, estou sem trabalhar desde o dia do desastre, mas volto amanhã. Por enquanto, sem zangyo, mas tendo trabalho é o que interessa pra mim. Não pensei nem por um segundo em voltar ao Brasil. Como vc mesma disse, não é novidade o Japão ter terremoto, então, eu vim pra cá ciente disso, e não vou embora por algo que eu já sabia que ia acontecer, mais cedo ou mais tarde. Prefiro viver preocupada com terremoto do que com bandido, bala perdida, roubos, sequestros etc. Aqui é a natureza quem destrói, lá é a própria ação humana.

E o Japão mostrou ao mundo mais uma vez que é solidário, é humano. Japonês tem emoções como qualquer ser humano! Eles podem não demonstrá-las como nós, ocidentais, mas isso não quer dizer que sejam frios. Os japoneses não se desesperam, são educados, são calmos, pacientes. Sabem que não adianta nada ficar chorando e berrando diante das câmeras de TV, pois ninguém vai fazer nada por eles, são eles mesmos quem tem que fazer algo por eles. E é seguindo essa filosofia que o Japão irá se reerguer, mais uma vez! Força, Nihon!

Flávia Shiroma disse...

Oi Mel, tudo bem?
Realmente tudo que vc disse aqui é verdade. Todos estamos em clima de solidariedade aos japoneses e esta imprensa gananciosa está deixando as nossas famílias no Brasil ainda mais preocupadas!!!!
Ótimo post! Seu desabafo foi muito pertinente.

Quanto ao sorteio, faço questao que participe, pois mesmo sendo nova seguidora, sei que sempre passa por lá e comenta de vez enquando. Você ja faz parte do nosso time viu??
Volta lá e participa a vontade!
Vc sempre será bem vinda!!!

Bjs querida!

Carla Koga disse...

Amiga vc desabafou assim como eu no orkut semana passada, fiquei muito irritada com isso, revoltante ver aquela gente botando o maior terror na TV, fazendo sensacionalismo barato, tenho amiga em Fukushima e ela nem pensa em voltar ao Brasil, mesmo com a casa condenada pelo tremor, não entendi pq gente de Gunma, Nagano, Shizuoka e até aqui em Ibaraki voltaram correndo pro Brasil, deixando para traz cachorro, apartamento sujo, lixo eletrônicos, enfim a mesma palhaçada da época da crise!Um conhecido meu antes de viajar fez até compras no cartão de crédito comprou de computador a tenis dizendo que já que essa porra vai explodir mesmo ele ia se dar bem e vazar e foda'se quem fica! Bem assim na lata, claro que nem todos pensam assim, mas ouvi frases como esta se repetir por mais de 3 vezes só aqui onde moro.Fico pensando como fica a situação desses babacas que acham que ficarão imunes a lei, deixando pendências, e a quase tradicional herança que somos sujeitos a carregar a fama de caloteiros e sujos, fica para nós que aqui ficamos, custa sair numa boa?
Concordo com vc, qto as doaçoes,coisas usadas e quebradas tudo bem se vc manda para um país que é carente porem não tem a mesma emergência, tem tempo para concertar, mas como mandar coisas quebradas, sujas, para pessoas que nem casas tem mais, nem água pra poder lavar, poxa gente raciocina né, Mel concordo plenamente com vc! Bjokas