quarta-feira, 15 de abril de 2009

Essa crise que pegou o Japao e afetou diretamente os brasileiros que vivem aqui esta gerando uma bela reflexao em muitas pessoas,inclusive eu,pois diante das dificuldades que podemos nos ver mais internamente, como agimos,reconhecer nossos erros e pensar melhor em como viver a vida mais corretamente,respeitando nossos limites.
Eu fico vendo debates em comunidades do orkut discutindo sobre onde eh melhor viver,no Brasil ou no Japao?Pessoas que cospem no prato que comeram detonam o Japao e glorificam o Brasil por o pais nao ter sido tao castigado plea crise atual.
Eh normal do ser humano reclamar e esquecer as coisas boas qdo as coisas estao ruins,sempre a noticia ruim da mais"ibope"que a noticia boa.
Oque vejo eh que que cada vez mais acredito que escolhi o pais certo para viver,o Japao,eu adoro a maneira como muitos dos japoneses enfrentam os problemas e odeio a maneira de muitos brasileiros o fazerem,eu deixo bem claro aqui que isso nao eh preconceito,nem estou generalizando.A crise comecou e pegou de surpresa todo mundo por aqui,o pais todo caiu,a economia despencou e evidente,comecou a bola de neve de desemprego,eh evidente que os primeiros a ser cortados seriam os trabalhadores temporarios,a maioria brasileiros infelismente,e dai entra o governo tentando ajudar de toda forma,como sempre fez por anos,mais tradutores nas prefeituras,nos ministerios de trabalho,todo tipo de ajuda possivel esta sendo feita para ninguem passar fome ou ficar desabrigado mas crise eh crise e acaba acontecendo um caso ou outro,dai a imprensa brasileira dekassegui que adora falar mal do governo cai matando mostrando brasileiros nas ruas passando frio e fome,e sinceramete,vai me detonar talvez mas quem passou dificuldade dessas eh pq ja estava mal antes da crise,no Japao soh passa fome quem nao trabalha , bicos,um trabalho aqui ou la,sempre tem,fora que as prefeituras dao todo tipo de assistencia a quem nao consegue trabalhar,mendingo no Japao eh por opcao por isso mesmo qdo vc vai dar esmola para eles eles ficam bravos.
Bom,nao entrarei em detalhes pq esse assunto eh deveras chato e cansa.No geral o Japao esta ajudando com o sistema de seguro desemprego,mesmo quem nao pagava a merreca desse seguro consegue entrar em acordo e pagar mais uma merreca de retroativos e comeca a receber uma grana ficando em casa,com o minimo de burocracia possivel,tem ajuda de planos pra ca e pra la,e agora essa do governo dar 3mil dolares a cada pessoa que quiser ir embora para o Brasil mas abdicando do visto dekassegui,todos querem a juda mas querem ter chance de voltar pra ca depois,o governo nao esta mandando ninguem embora nem esta sendo preconceituoso como a imprensa disse,aceita quem quer e isso eh pq muitas familias dizem que querem ir embora mesmo e nao tem dinheiro nem para a passagem,isso eh soh mais uma opcao e la foi o brasileiro reclamar.
Eu acredito que o melhor lugar para vc viver eh onde vc se sente bem,e eu me sinto bem no Japao,adoro o Brasil,a alegria das pessoas,adoro estar em SP e comer coisas gostosas,ver pessoas andando nas ruas dias de semana e fazer uma amizade a cada dia,aqui no Japao as pessoas tem uma rotina bem definida,trabalho,escola,nao sao de se visitar,nao ficam batendo papo no tel,eh dificil fazer amizade com japones ao estilo brasileiro,se vc ligar soh pra bater papo ele vai achar estranho e isso soa como frieza para nos,eu gosto mesmo assim,no geral aqui eh melhor pra mim,no Brasil tenho medo da violencia nas ruas, nas escolas,odeio as filas pra tudo,quase infartei com bancos em Sp e o transito inacreditavel daquela cidade,eh inimaginavel aqui eu ficar mais de 10 minutos no banco ou na fila do mercado,tbem adoro ouvir Irashaimasse(Seja bem vinda) bem alto qdo entro em qualquer estabelecimento sem excessao e Arigatou GozaimashitaMuito obrigada) qdo saio,mesmo se tiver ficado duas horas soh rodando e nao comprar nada,a educacao do japones eh impecavel,alias eh educado ate demais,isso da outro post.
Ah,e os precos de tudo,eu jamais conseguiria ser feliz em SP sabendo que um hidratante descente custa mais de cem dolares no minimo,chutando baixo ta,aqui o custo de vida eh infinitamente melhor e mais barato,quem gasta menos no Brasil eh pq nao faz nem consome a metade do que aqui.Aquela historia de que para ser feliz se gasta pouco eh verdade desde que vc nao tenha um dia vivido de forma melhor,eu ja fui muito pobre qd crianca e qualquer bala me deixaria felicissima naquela epoca,eu to longe de ser rica hoje ainda mas trabalho bem remunerada e nao cnseguiria isso no Brasil facil como consegui aqui.Facil pq eu considero facil a vida no Japao,mesmo na epoca em que cheguei qdo trabalhava camelando nas fabricas por empreiteira de peao mesmo era bom,melhor que minha vida no Brasil pq a grana dava pra comprar muuuita coisa que nunca tive e ainda sobrava pra poupar,a maioria das pessoas eh assim,nem adianta dizer que no Brasil era bem e tals,se fosse nao vinha pra ca,o povo reclama demais.

8 comentários:

Andreia Inoue disse...

eita que hoje vc esta com a gota ne amiga?hhahahah...
eu concordo em genero numero e grau contigo em todos os aspectos,o pessoal reclama demais de barriga cheia,se hj tem muitos q estao desabrigados é pq ja estava mal das pernas antes da crise,e depois da crise deu nisso,tem muita gente q vem e fica tao deslimbrado com o poder aquisitivo q tem q nao pensa,comeca a gastar e gastar,tudo bem q todo ser humano quer o melhor,mais pensar no amanha ainda eh sinal de inteligencia,vamos viver bem,mais com moderacao,vamos economizar um pouquinho do salario,afinal eh impossivel uma pessoa dizer q nao tem condicoes de guardar 10mil por mes ne?nao quero julgar ninguem,pq cada um vive de acordo com suas escolhas,mais eu to aqui a pouquinho tempo e o dinheiro da passagem eu tenho,e nao ganho mais do que ninguem!!!!!!

e o japao eh maravilhoso sim em todos os aspectos,eh limpo,tem uma infra estrutura maravilhosa,as pessoas sao gentis,
na fabrica nao da para esperar q todos os japas sejam simpaticos,nem todos sao,mais vc esta la para trabalhar e ganhar o dinheiro,o resto q vier eh lucro!!!!!
eu adoroo o japao,amo de verdade tudo aqui,e acho q como vc diz,tem muita gente q cospe no prato q come,nao sabe ser grato pela oportunidade de ter vindo para ca,de ter tido possibilidade de melhor condicao de vida,
entao eh isso linda,um beijaooooo!!!!!!

Carol disse...

nossa eh verdade, a midia mostrou que o japao estava pagando 5 mil reais por adulto e 4 mil por filho para voltar ao brasil,porem nunca mais poderia voltar ao japao! e tb somente os brasileiros...

Mariachiquinha disse...

Eu concordo com você Mel, é muito fácil sair reclamando de tudo num momento de crise.
É óbvio que neste momento as coisas estão difíceis pra todo mundo por aí e por aqui também. Nas isso é uma crise, com paciência, competência, insistência, passará e melhorará.

Eu também vi tal reportagem na tv, mas como tenho um pé e outro também atraz com a mídia, logo pensei que isso fosse uma jogada para evitar que novos decasseguis queiram ir pro Japão.

Janaína disse...

Mel, você desabafou aqui e disse tudo o que eu já tinha falado aqui em casa.
Brasileiro adora reclamar... eu tb acho que aqui só passa fome quem quer, e quem não tem responsabilidade...

kurati disse...

eu penso como vc,brasileiro quer moleza!A moleza de apertador de parafuso.Como nao tem mais esse emprego ficam reclamando da vida,e dizendo que existe preconceito.Manda eles de volta pro brasil e vai lah ver se vc arruma um trabalho sendo analfabeto....

Jules disse...

Acho muito sensato o que vc postou Mel. A muito verdadeiro.
Se tu dá o pé a maioria do povo que a mão também. E aindo por cima desfazem. Sempre ouvi coisas boas do Japão onde tudo é bem planejado.
Claro que coisas ruins existem em todos os lugares, mas acredito mesmo que a organização aí seja infinitamente maior do que aqui.

E engana-se quem acha que aqui não tem crise. Milhares de trabalhadores foram demitidos.

Gente que acha que a galinha do vizinho é sempre melhor. Ah pára né.
Apoio tudo o que vc disse.

BJS

Unknown disse...

Ahhh... não podia deixar de comentar em um post que onde está escrito tudo o que penso também.

Acho que os brasileiros se acostumaram a reclamar de tudo e perderam o discernimento e não conseguem mais separar o que é bom do que é ruim. Tudo nessa terra tem defeitos, o Japão e os japoneses são desgraçados, detestam o Japão, mas quando tem a oportunidade de irem embora com uma ajuda do governo ficam indignados porque acham que estão sendo expulsos do lugar que eles odeiam. Vai entender.

Em momento algum achei que essa ajuda fosse discriminação, se não tem nem onde morar mais, por que ainda querem ficar por aqui? Pra poder continuar reclamando? Porque sabem que no Brasil não vão conseguir viver melhor?

Se o governo não ajuda é porque não está nem aí com os estrangeiros. Se ajuda é porque quer se livrar da gente. Separassem pra pensar antes de sair falando tudo o que tem na cabeça, não falariam tantos absurdos. Se agissem antes de reclamar não estariam na rua.

Beijos!!!

Jaky disse...

amiga, brasileiro, japones, todo mundo infelizmente reclama muito! vm ser feliz e agradecer por cada dia e cada coisa q temos!